Hoje, 05 de agosto, é nacionalmente celebrado o “Dia da Saúde”.

Com o intuito de promover a conscientização sobre hábitos saudáveis, o Colégio Mello Dante em parceria com a Cantina Pé de Fruta realizou uma matéria com a nutricionista responsável sobre dicas para ter uma alimentação saudável.

“Autora: Nutricionista Cidineia Machado Romualdo- CRN 55576/P

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Assim, a saúde deixa de ser apenas uma questão de bons hábitos físicos e alimentares, mas também de outros fatores, como o social e o econômico, que podem afetar a qualidade de vida dos indivíduos.

O Guia Alimentar da População Brasileira mostra 10 passos simples para uma alimentação saudável.

 10 PASSOS SIMPLES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  1.     Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  2.     Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  3.     Limite o consumo de alimentos processados.
  4.     Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  5.     Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  6.     Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  7.     Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  8.     Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  9.     Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  10.     Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Vamos entender…

Produtos comestíveis ultraprocessados são cheios de sal, glutamato monossodico, ou açúcares, gorduras hidrogenadas e aditivos. Esses produtos são os principais responsáveis pela obesidade infantil e alergias alimentares.

E não se esqueçam: Leiam sempre o rótulo! 🙂 “