Aprender história é estudar a vida do homem através do tempo!

A História é a ciência do passado e do presente. De acordo com a historiadora Lilian Aguiar, “A história não se resume a simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa”.

A Idade Média por exemplo, período da história da Europa entre os séculos V e XV, influencia tradições atuais populares e culturais até os dias atuais. Como as lendas e narrativas, manifestações culturais e alguns feriados europeus que surgiram na idade média.

Para estimular a aprendizagem dos jovens historiadores, a Professora Natália Spinelli preparou um jogo de tabuleiro on-line com o tema: “Continuidades e Rupturas entre a Idade Média e a Idade Moderna” com os alunos das turmas do 7º anos.

A gamificação, além de promover uma aprendizagem proativa, coloca o aluno como protagonista do próprio conhecimento.

Veja alguns trechos da aula.