A Importância da Leitura Infantil para o desenvolvimento da criança.

maio 21 2019 14:22

Texto escrito por: Profª Cristina Gomes e Profª Bruna Rafaela.

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças adoraram ouvir histórias, manusear os livros e admirar as gravuras coloridas. A leitura possibilita um amplo aprendizado estimulado a recreação, a leitura, influenciando de forma positiva em seus desenvolvimentos emocionais, sociais e cognitivos das crianças.

A leitura amplia o vocabulário, tornando-o enriquecido, enquanto a professora realiza a leitura, o aluno tem a oportunidade de explorar as imagens dos cenários, o que torna a história muito mais envolvente. Nesse momento o aluno também assimila a gráfica correta junto com as fonéticas das palavras. Imersos no mundo da história, a criatividade dá asas a imaginação. Ajudando no crescimento individual de cada aluno, em seu processo educacional.

Juntamente a esse processo, nós professores trabalhamos também a interpretação de cada história trabalhada em rodas de conversas, onde cada aluno tem a oportunidade de expressar seu entendimento, reconhecer os personagens e onde a história acontece. E com o passar do tempo, o aluno aprende a automaticamente interpretar toda história que ele lê ou que lêem para ele. Desenvolvendo seu senso crítico.

A leitura torna os cidadãos mais conscientes, convidam todas as crianças a um rico universo fantasioso, respeitando as diversidades, e abre portas para o conhecimento de vários gêneros literários. “Ler é exercitar a mente, é elevar o saber, estar sempre em boa companhia, dar assas a imaginação, saber compartilhar, embarcar numa máquina voadora, é ganhar superpoderes, desacelerar no final do livro para que a história não acabe logo, é viver sonhos”