Máscaras Africanas | 7º ano

julho 16 2019 15:27

Cultura Africana!

Buscando ampliar o conhecimento e valorização sobre culturas africanas, a Profª Natália expôs para o 7º ano como são produzidos algumas máscaras por diferentes grupos étnicos do continente africano.

Ressaltando a diversidade, características especificas quanto a vestimentas, adornos, danças e músicas utilizados  em conjunto que configuravam as múltiplas representatividades e significados. Os alunos tiveram ciência também que atualmente muitas máscaras são produzidas com o intuito de comércio, como é o caso das máscaras Fang.

Após a explicação teórica sobre a história das máscaras foi a hora de colocar a mão na massa! Com muita cor e imaginação, os alunos produziram máscaras de diversos grupos étnicos.

As máscaras “Senufo” por exemplo, são desenvolvida na Costa do Marfim e podem ser utilizada em ritos de passagem, já as máscaras “Baluba” são utilizada para o culto aos antepassados com propósito de cura na região da República democrática do Congo.