Mata Ciliar | Projeto UNESCO

novembro 30 2020 19:49

Você sabe o que são as matas ciliares?

De extrema importância para o equilíbrio do ecossistema, as matas ciliares são vegetações presentes nas margens dos cursos d’ água. O termo “mata ciliar” é utilizado devido à sua funcionalidade, garantindo a proteção de rios e córregos.

Devido suas raízes, essas matas seguram o solo das margens dos rios, evitando casos de erosão fluvial, em que as águas desgastam as bordas que as comprimem e provocam abalos nas estruturas superficiais.

Com o intuito de colocar em prática todo o assunto abordado pela Profª Carla, os alunos do 5º ano realizaram um trabalho sobre ” A importância da mata ciliar para a diminuição da erosão fluvial e manutenção da biodiversidade”. Esse foi mais um tema escolhido pelos nossos educadores para abordar a “Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade”, tema sugerido pela rede UNESCO.

Veja como ficou alguns dos trabalhos enviados.

Juliana
Matheus