Biodiversidade nas cavernas | UNESCO

dezembro 4 2020 17:47

O que tem dentro da caverna?

Estima-se que exitam 15 mil cavernas no Brasil, sendo que aproximadamente 6 mil delas encontram-se no estado de Minas Gerais. De diferente tamanhos e características, a caverna é um ecossistema frágil e delicado. Geralmente com um fundo escuro e úmido, trata-se de um habitat para animais em condições muito restritas.

Neste ambiente, costuma-se encontrar animais que gostam de viver isolados e que levam uma rotina diferente aos outros que encontramos com facilidade na floresta. Na maioria das vezes, esses animais são cegos e por isso acabam desenvolvendo outros sentidos aguçados, como por exemplo o olfato.

Através de pesquisas em casa junto com a Professora Bruna e elaboração de maquetes, os alunos do 1º ano participaram do projeto ” A Biodiversidades existentes nas cavernas”. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos conheçam através da pesquisa e construção da maquete o que são as estalactites e estalagmites e as espécies Troglóxenos (morcegos, roedores e serpentes), Troglóbios (Aracnídeos, peixes e insetos) e os Troglófilos (moluscos, insetos e crustáceos).

A biodiversidade é o tema abordado pelos alunos do Ensino Fundamental I em comemoração a “Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade”.

Veja como ficaram os trabalhos:

João Vitório
Davi